Está nos cinemas um filme com Isabelle Adjani, um rosto eterno do cinema francês. À semelhança de outros rostos, Adjani escondeu-se um pouco dos olhos do público e reservou-se a aparições esporádicas para o habitual ritmo de produção cinematográfico. Ao contrário de outros rostos, não é um rosto gráfico, não é o rosto para um plano ou um perfil, é um rosto para os sentimentos. Logo, um rosto para ser filmada todos os dias, apaixonadamente, como disse Truffaut. Como o verdadeiro amor, o rosto de Adjani é esporádico, ou seja, surge nos momentos certos e quando é chamado por outra instância, aquela que sentimos vir para nos despertar e olhar para o mundo. Não se tentou desgastar e mostrar constantemente a todos os que passam por ele. Curiosamente, tanta discrição, como a discrição de um amor sereno, acabou também por se isolar e viver sem os outros, regressando agora num filme ameaçador e violento. É um rosto cuja loucura já não vem da paixão mas do pânico e da incompreensão. No meu filme de Adjani, L'Histoire d'Adèle H., o seu rosto é o do amor total e desesperado, sozinho na sua convicção e na crença do seu sentimento, já maior e mais importante do que tudo que lhe toca. É o rosto de um sentimento imenso que a faz mudar de mundo para se mudar a si mesma e terminar na loucura. Adèle H. morre sozinha e louca, mas com a convicção solitária de ter cumprido o fortíssimo sentimento que a movia, logo, de ter sido verdadeira. "Cette chose immense qui fait qu'une jeune fille peut traverser les océans, je la ferai." Quem compreender isto não precisa de compreender mais nada. E mesmo louco, viverá descansado.
Blog Archive
Ligações
- A Lei Seca
- Apeloeh
- Aquele Grande Rio
- As Aranhas
- Aí Parangolé!
- Chained and Perfumed
- Cruel Vitória
- Da Casa Amarela
- Dias Felizes
- Effra Road
- Embaku
- If Charlie Was a Gunslinger, There'd Be a Whole Lot of Dead Copycats
- Ladies Love Cool R
- Ma-Schamba
- Mise en Abyme
- O Touro Enraivecido
- Paraíso do Gelado
- Phantom Limb
- Umblogsobrekleist
- Vontade Indómita
